quinta-feira, 16 de abril de 2015

Mude suas atitudes AGORA!

"Bendito seja aquele que aprende a
Admirar mas não Invejar,
Seguir mas não Imitar,
Elogiar mas não Bajular,
Liderar mas não Manipular."


[William Arthur Ward].







ADMIRAR, MAS NÃO INVEJAR - Tem gente que deseja o que o outro tem, porque acredita que a vida do outro é sempre melhor que a dele, mas não faz nada para mudar, crescer, melhorar. Quantos sentem dor, raiva, despeito e até desespero quando percebe que o outro alcançou o que ele queria, mas não teve o mesmo impulso de agir, de lutar, de colocar pra frente seus sonhos e projetos. É triste, mas é realidade. O invejoso entrega-se a amargura por achar que não pode ter o que o outro tem. O invejoso vive competindo e fazendo comparações. Possui a língua afiada, tem um sorriso sarcástico, e muitas vezes tenta aniquilar o invejado com suas críticas humilhantes.
Alguns são capazes de se aproximar de você, te seduzir com palavras e sorrisos e depois te enganar e até esganar. O invejoso até tenta ostentar uma vida artificial de luxo, não por necessidade, mas para provar que também é capaz de estar no topo. Uma grande ilusão, pois o sucesso é a consequência; e não a busca. Basta buscar ser melhor a cada dia, nutrir sua capacidade de agir, de impulsionar o desejo de realização, se preparar para encarar quaisquer que sejam os obstáculos, e ser honesto para aquilo que anseia para sua vida, pleiteando os caminhos e fazendo valer cada passo. Todos nós somos valiosos, temos talentos e habilidades, inteligentes natos, e  somos SIM, capazes de realizar sonhos e atingir metas, mas não podemos nos medir pelo que o outro tem ou é. Temos que competir com nossos próprios passos, avaliando nosso crescimentos pelos fracassos superados e pelas vitórias recebidas sem orgulho e ego. E que possamos ficar felizes pelo fato do outro estar progredindo. E que possamos conseguir crescer com o exemplo alheio, e possamos ser exemplos também. Precisamos fazer por merecer! Precisamos parar de lamentar o que não temos, parar de invejar o que o outro tem e entrar pra guerra. Conquistar seu espaço sem atropelar ninguém, obter resultados por mérito próprio e não esperar que os outros façam por você. Acredite em você no seu potencial! Se alguém venceu e conquistou o que queria, que ótimo! Você também pode!!!! Parabenize esse alguém com sinceridade, e não tenha inveja. Lembre-se de que ninguém precisa ser igual, somos singulares e cada qual tem seu valor!! Uma mente sadia, que admira os vencedores, que elogia, que consegue crescer com o exemplo alheio, tem mais chances de realizações, porque não está empacado na raiva e na inveja, sem tomar atitudes pela própria vida. Pare de lamentar. Pare de sofrer. Faça algo por você!!! Sonhe e realize!! Hoje, agora, já!! Supere a si mesmo! É melhor admirar do que invejar. 
SEGUIR, MAS NÃO IMITAR - É natural admirar pessoas de sucesso - seja na profissão, no amor, nas finanças, enfim…  Mas em vez de imitar os mesmos passos, é importante analisar cada passo e observar se, para nós, aquela direção serve ou não, para só então, seguir. Mais que isso: precisamos avaliar o risco de que os resultados desses passos sejam diferentes do resultado que o outro obteve. Sempre buscamos ficar em volta de pessoas altruístas, mas o ideal é NUNCA imitá-las, nem tampouco SER o que elas são. Observar o comportamento de pessoas de sucesso, nos incentiva e nos faz aprender com seus acertos e mais ainda com os seus erros. No entanto, é imprescindível tomar bastante cuidado com cada ingrediente absorvido, adaptando à nossa realidade e usando-os de maneira que pareça ser condizente com a nossa vida. Errar é inevitável, claro. Mas a chance de acerto é bem maior!
ELOGIAR, MAS NÃO BAJULAR - Desconfie de quem elogia muito e fácil demais. Quem elogia demais, busca simpatia barata, aceitação e usa esse artifício como estratagema pra conseguir o que quer nas relações interpessoais. Observo atentamente quem age assim e posso afirmar categoricamente que estas pessoas, geralmente são as maiores difamadoras de seus "próximos" que eu conheço. Não considero o ato do elogio em si como algo medonho, claro que não, eu mesmo elogio quando reconheço que alguém merece, e geralmente só faço isso quando alguém merece. Por isso não entendo a necessidade de alguns bajuladores em ficar exaltando repetida e continuamente as características que as pessoas nem se quer pediram para ter, já nasceram com elas... "Você é muito linda, inteligente"... pura bajulação barata. Não sei porque mas eu gosto de ver a superação das pessoas, o esforço em fazer o melhor, não pra se exaltar perante os outros mas pra provar pra si mesmo que é capaz. A medalha é só uma consequência.
LIDERAR, MAS NÃO MANIPULAR - Existe uma linha tênue entre a manipulação e a liderança. A manipulação é sinuosa e pouco ética, camufla-se por detrás de um manto de uma lógica sádica e tem sempre em vista a sobrevivência do manipulador. A manipulação gera dependência. A Liderança é libertadora e ética, é desprovida de egoísmo e tem em vista o sucesso do liderado. O Líder também usufrui desse sucesso, é claro, mas por uma obra maior que ele. Diversas são as vezes em que o Líder tem de rever as suas ações e pode mesmo ter de alterar a sua forma de ser de maneiras que inicialmente não deseja. A manipulação é sempre encoberta. O manipulador costuma ter uma personalidade onipotente e egoísta, de alguma forma narcísica. A manipulação é o exercício de influência indevida  através da distorção mental e exploração emocional, com a intenção de tomar o poder, controle, benefícios e privilégios às custas da vítima. Na manipulação psicológica, uma pessoa é usada para o benefício de outra. O manipulador deliberadamente cria um desequilíbrio de poder, e explora a vítima para satisfazer a sua vontade. Às vezes, a pessoa é tão egocêntrica, foi criada com tanto mimo recebendo tudo facilmente nas mãos, que não percebe que usa do poder de persuasão, de liderança, para manipular os outros. Com uma personalidade narcisista, acredita que merece mais do que os outros, e que estes precisam estar à sua disposição e lhe prestar favores, vontades, etc. Acabam por conquistar benefícios através de pessoas emocionalmente instáveis, ou que passam por um momento delicado e abrem suas fraquezas, confiando no manipulador, sem saber que aquela aparente força, não é positiva, não vai apoiar ou ajudar, mas vai lhe tirar todos os recursos e deixa-lo ainda pior. É preciso saber diferenciar aquele que se dispõe integramente, daquele que espera conseguir alguma vantagem da situação. E se você estiver na posição de manipular, que você possa sentir dentro de você o quanto é capaz de conquistar tudo o que anseia, sem a facilidade de absorver de outro como um sanguessuga.

 

Sucesso é a consequência; não é a busca.
Busque ser melhor, capacitado, melhor preparado e honesto.
E então o sucesso virá!!
Vamos que vamos!!! Estudar!! Trabalhar!!!
Fazer por merecer!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então, deixa acontecer...